Programa de Qualidade


OBJETIVO

Objetivos

  • Buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos no processo da prestação de serviço logístico;
  • Buscar a satisfação dos consumidores do serviço logístico: fábricas, representantes, lojas, construtoras, consumidores finais, etc.;
  • Utilizar ferramentas e métodos nos processos produtivos da empresa para conquistar a Qualidade Total;
  • Adaptar-se às alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que a empresa está inserida.

 

Etapas para implantação

Planejamento Anual

  • Realizar reunião entre a Direção e os setores envolvidos no Programa de Qualidade;
  • Analisar os problemas na prestação de serviço logístico (atraso na entrega, avaria, sinistro e falta de mercadoria);
  • Identificar a causa raiz de cada problema e elaborar “Metas Anuais”, com planos de ação, responsáveis e prazos para execução definidos.

Execução

  • Executar as Metas Anuais integralmente e dentro do prazo determinado;
  • Registrar treinamentos, implantação de tecnologias, mudanças de procedimentos, entre outros.

 

PROGRAMA EM PRÁTICA

Execução

  • Reunião anual para elaboração das Metas Anuais;
  • Treinamentos;
  • Manual do transporte seguro;
  • Avaliação dos materiais a serem embarcados;
  • Selo de Qualidade;
  • Acompanhamento on-line dos carregamentos matriz e filiais;
  • Banco de dados dos carregamentos;
  • Termo de responsabilidade;
  • Pesquisa de Satisfação;
  • Novas tecnologias.

 

AVALIAÇÃO

Execução

Será através de reuniões mensais entre a Direção e os setores envolvidos diretamente com o Programa de Qualidade. Nestas reuniões serão apresentadas as metas que foram cumpridas, as metas que estão em andamento, bem como propostas de alteração para adequação e melhorias do sistema. A avaliação também contará com “pesquisa de satisfação” realizada anualmente com os consumidores do serviço logístico (fábricas, representantes, lojas, construtoras, consumidores finais, etc.).

Ação Corretiva

Em caso de constatação de não conformidade durante o processo avaliativo, a Direção e os setores envolvidos diretamente com o Programa de Qualidade deverão buscar novas alternativas e soluções para atender as metas.